Datas comemorativas, como o carnaval, sempre rendem boas reflexões sobre alimentação e nutrição. Dia desses, fui questionada sobre qual seria a melhor forma de se preparar “nutricionalmente” para a folia. Alguns se preparam para expor os corpos malhados no sambódromo; outros correm atrás do prejuízo das festas de final de ano.
- Advertisement -
E ainda existem aqueles que se fortalecem fisicamente para enfrentar os carnavais de rua, em que é possível gastar até 800 calorias em uma noite. Em todos os casos, estar bem alimentado é uma questão de sobrevivência. E ai, qual será o seu programa no carnaval?
O reinado de Momo acontece na estação mais quente do ano, o verão. Por esse motivo, a hidratação é, sem dúvida, uma grande preocupação. Ir atrás de trio elétrico sob um sol escaldante requer preparo físico e boa hidratação.
Fazer uma refeição completa, com alimentos fontes de carboidrato, e que ao mesmo tempo traga a sensação de leveza é importante. Por isso, evite comidas gordurosas. Esta, sem dúvida, é uma recomendação valiosa. Se for possível, leve sucos, água de coco e frutas para dar energia extra e se hidratar, além de ingerir um mínimo de 2 litros de água por dia.
Os carboidratos dos alimentos como frutas, pães, massas (lembrem-se: sem combinações gordurosas!) ajudam os foliões a ter energia para encarar a folia.
Para aqueles que ingerem bebidas alcóolicas durante o carnaval, a hidratação merece atenção redobrada, pois o álcool aumenta a diurese, o que promove ressaca, náuseas, sede excessiva e dores de cabeça decorrentes da desidratação causada pelo álcool. Sigam essas pequenas sugestões, e boa folia!