O relatório inicial do Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres 2023, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), indica que 2.623 mulheres se inscreveram para participar do certame, com candidatas de todas as regiões brasileiras e do Distrito Federal.
Homenageando uma das mais importantes escritoras brasileiras, o Edital Prêmio Carolina Maria de Jesus vai agraciar 40 obras inéditas escritas por mulheres com um valor total de R$ 2 milhões, sendo R$ 50 mil para cada escritora, o que torna a maior premiação literária do país. O MinC recebeu 534 obras na categoria contos, 222 crônicas, 659 romances, 14 histórias em quadrinhos e 1.088 poesias.
Foram reservadas ao menos 20% das vagas para mulheres negras (oito obras premiadas, no mínimo); 10% para mulheres indígenas (quatro obras premiadas, no mínimo), 10% para mulheres com deficiência (quatro obras premiadas, no mínimo), 5% para mulheres ciganas e 5% para mulheres quilombolas (duas obras premiadas de cada categoria, no mínimo). A iniciativa foi importante para garantir a diversidade de trabalhos inscritos e premiados.
Atendendo aos prazos previstos no edital, a Comissão de Habilitação fará a análise das inscrições até a primeira quinzena de julho. A lista preliminar das obras e autoras classificadas e as não classificadas será publicada no site do Ministério da Cultura.