Da Redação
O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB), Pábio Mossoró (MDB), convocou uma reunião para esta segunda-feira (5), às 11h, com os prefeitos das onze cidades do Entorno do Distrito Federal atingidos pelo reajuste das tarifas das 396 linhas de ônibus que ligam a Capital àqueles municípios.
Os novos valores começaram a vigorar no domingo (4). As linhas operadas pelas empresas que atuam com autorização especial sofreram aumento de 25,12%. Já as viagens operadas pela Taguatur, que detém contrato de permissão específico, ficaram 26,45% mais caras.
A Amab reúne os chefes de executivos dos 33 municípios do Entorno do DF – 29 de Goiás e quatro de Minas Gerais. Desde julho de 2021 a Secretaria de Mobilidade do GDF é responsável pela gestão e fiscalização do transporte rodoviário de passageiros entre Brasília e onze dessas cidades. São 175 mil usuários por dia.
Na reunião de hoje (5), Pábio Mossoró, que é prefeito de Valparaíso de Goiás, espera tirar uma deliberação dos colegas da Amab sobre as ações a serem tomadas coletivamente para amenizar a situação dos moradores do Entorno que precisam se deslocar para trabalhar, estudar ou cumprir outros compromissos em Brasília.
Confira na tabela os preços atuais e os novos valores das passagens a partir dos reajustes autorizados pelo GDF: