Prefeitos, vereadores, lobistas e secretários municipais foram todos cidadãos comuns enfrentando fila nesta quarta-feira (26) em frente ao Congresso Nacional.
Eles estão em Brasília para solicitar aos parlamentares a indicação de recursos na Lei Orçamentária (LO) de 2022 para seus municípios. Na fila, eles dividiram espaço com indígenas que estavam na cidade para protestarem contra o marco temporal.
Para conseguir receber todos os visitantes, mesmo com as restrições impostas pela pandemia, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PSD-PI), aumentou o limite de pessoas autorizadas a transitar pela Casa.
Campeão
O líder em visitas foi o senador Irajá (PSD-TO), que foi relator da LDO 2021. Na porta do Senado, a fila se dividia em duas: uma apenas para o gabinete de Irajá e outra para os demais parlamentares da Casa.
Negócios
Quem mais gostou da movimentação em Brasília foram os donos de restaurantes e hotéis nas redondezas do Congresso.
Tiete
De volta ao Senado, onde passou oito anos como membro, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), conversou com prefeitos goianos na saída da Casa. Caiado tirou foto com apoiadores e seguiu viagem.
LDO 2022
A LDO 2022 foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro na segunda-feira (23) com mais de 40 vetos. O Planalto barrou itens como o fundo especial de R$ 5,7 bilhões para o financiamento das eleições do ano que vem e também recursos para o enfrentamento da pandemia de coronavírus.