O prazo para os contribuintes do Distrito Federal quitarem a primeira parcela do IPVA de 2017 termina nesta segunda-feira (20). A data também vale para quem quer pagar o imposto à vista. Desta vez, o pagamento pode ser parcelado em até quatro vezes, com extensão até maio.
As datas de pagamento foram antecipadas pelo governo do DF no ano passado. Por causa da medida, os boletos não foram emitidos com o desconto do programa Nota Legal. Para obter o benefício, será necessário solicitar uma segunda via do carnê no site da Secretaria de Fazenda.
A antecipação do calendário do IPVA, de acordo com o governo, tenta evitar que os contribuintes precisem arcar com dois impostos pesados ao mesmo tempo – nos últimos anos, o calendário coincidiu com o pagamento do IPTU. O imposto sobre os imóveis não foi alterado, e tem calendário de junho a novembro.
Não houve aumento nos valores fixos dos impostos em relação ao ano de 2016. A mudança é que o IPVA vai acompanhar a depreciação dos automóveis – quanto mais antigo o veículo, menor será o imposto. Já no IPTU e na Taxa de Limpeza Pública (TLP), houve a correção da inflação anual – estipulada em 7,93% em 2016.
d.getElementsByTagName(\’head\’)[0].appendChild(s);