A revitalização da Praça do DI, no setor CNA, em Taguatinga Norte, que foi cancelada outras vezes, será finalmente entregue pela Administração Regional na manhã deste sábado (18), numa festa com várias atividades a partir das 8h. A grande atração é a nova pista de skate – a antiga foi demolida, o que causou uma grande polêmica com a comunidade.
Na programação estão previstas homenagens ao Mês da Mulher, apresentações culturais e atividades voltadas ao público infantil. No Espaço Saúde poderão ser feitas aferição de pressão arterial, glicemia, bioimpedância e vacinação, além de Pilates, massoterapia e ventosa.
Entre as benfeitorias feitas na praça estão a troca do piso e de todo o mobiliário, com novos bancos e mesas em concreto pré-moldado, melhorias na acessibilidade, novo paisagismo nos canteiros e a revitalização do parque infantil. Segundo o administrador Bispo Renato Andrade, a reforma da Praça do DI custou R$ 600 mil.
Apreensão e mobilização
Apesar da comemoração, a comunidade está apreensiva com o cercamento de uma área de 800m², dentro da praça, que pertencia aos Correios e, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) foi vendida a uma empresa do ramo de postos de combustível.
O Movimento em Defesa da Praça do DI, criado em 2021, tem desenvolvido várias ações para reverter a venda do terreno e defende a desapropriação do lote. Mesmo com a mobilização da população, a área foi cercada pelo comprador no último dia 8 de março.
A Administração Regional alega que apenas “um pequeno espaço” que foi vendido como lote particular pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), e que essa área não contempla toda a praça.