O Palmeiras conquistou o segundo título consecutivo do Campeonato Brasileiro e o 12º de sua história. Ao mesmo tempo, viu o Santos, um de seus maiores rivais, chorar o rebaixamento para a série B em 2024.
A disputa teve um desfecho inesperado para quem acompanhou a arrancada do Botafogo, que terminou o primeiro turno com 13 pontos de vantagem para o segundo colocado. Mas o alvinegro “derreteu”, e terminou em quinto lugar.
Ao contrário, o Porco deu uma arrancada espetacular na reta final e chegou a 70 pontos, dois à frente do vice-campeão Grêmio. Atlético-MG e Flamengo fecharam o G-4, que garante vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores das Américas.
Os outros representantes brasileiros serão o Botafogo e o Bragantino disputarão a pré-Libertadores e São Paulo e Fluminense também entrarão direto na fase de grupos, como campeões da Copa do Brasil e da Libertadores, respectivamente.
Na parte de baixo da tabela, além do Santos, caíram para a Segundona o Goiás, o Coritiba e o América. Vasco e Bahia escaparam na última rodada, beneficiados com vitórias sobre o Bragantino e o Galo Mineiro. O Peixe, em casa, na Vila Belmiro, sucumbiu diante do Fortaleza.
Excelência – Para chegar ao título, o Verdão contou com a excelência do técnico português Abel Ferreira, de um elenco qualificado e da inspiração do garoto brasiliense Endrick, de 17 anos, que se tornou referência no ataque nas
No Grêmio, o artilheiro uruguaio Luís Suárez, que ficou apenas uma temporada no tricolor gaúcho, vai deixar saudades. Foi o artilheiro da equipe e o líder em assistências para gol dos companheiros.
O Flamengo, clube de maior investimento do País, fechou 2023 sem nenhuma conquista. O único consolo foi ficar no G-4 para a Libertadores. A frustração rubro-negra só não foi maior do que o rival da Estrela Solitária, que de líder absoluto despencou para o quinto lugar nas 11 últimas rodadas.
Athletico-PR, Internacional, Fortaleza, Cuiabá, Corinthians e Cruzeiro disputarão a Copa Sul-Americana. Sobem da Série B para a elite do futebol nacional o Vitória, o Juventude, o Criciúma e o Atlético-GO.
O único time brasileiro que ainda não entrou de férias é o Fluminense. Como campeão da Libertadores, o tricolor carioca vai disputar o Mundial de Clubes. O primeiro jogo será na segunda-feira (18). Se vencer, fará a final na sexta-feira (22). Caso contrário disputará o terceiro lugar na véspera, dia 21.