Lorrana Lemos
Um dos filmes mais esperados de 2023, “Barbie”, que conta a história da boneca mais famosa do mundo, chega aos cinemas nesta quinta-feira (20). Mas o longa não é dirigido ao público infantil. Sua classificação é para pessoas acima de 12 anos de idade.
Embora o roteiro seja feito para uma protagonista de desenhos infantis, ele gerou polêmica ao abordar o mundo da Barbie junto com a realidade paralela dos dias atuais. Isto teve um efeito negativo para a crítica. Por outro lado, as avaliações sobre a produção do filme foram de excelência.
Segundo a produtora People, críticos afirmam que “Barbie” inclui temas que podem ser mais familiares para os adultos do que para as crianças, intercalados com piadas que agradam a todos. Entre eles, estão o patriarcado e o papel de gêneros na sociedade.
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) indicou o filme para maiores de 12 anos por conter cenas consideradas impróprias para crianças menores, como alguns atos violentos e diálogos com teor adulto.