Na última semana, os nutricionistas do Brasil inteiro se viram na responsabilidade (com certa indignação) de esclarecer pontos passados de forma equivocada em matérias veiculadas pela Rede Globo e Rede Record de televisão em programas bem populares.
O jejum intermitente e a dieta cetogênica, estratégias e práticas muito utilizadas para redução de peso, controle glicêmico e que têm indicação também em outras condições clínicas, por terem se tornado muito populares, estão sendo divulgadas por pessoas não habilitadas, o que coloca em risco a saúde da população.
A prescrição de dietas e a assistência nutricional são atividades privativas do nutricionista, respaldadas pela Lei nº 8.234/1991, que regulamenta a nossa profissão. Portanto, no Brasil, somente o nutricionista tem a prerrogativa de fazê-las.
Desse modo, nenhum outro profissional, nem mesmo os médicos podem prescrever dietas. O nutricionista é o profissional que avalia o paciente em todo seu contexto biológico e cultural para calcular e planejar um plano alimentar garantindo a segurança dessa prática.
Por isso não canso de dizer: Nutrição e Dieta é com Nutricionista!
Instagram: @carolromeiro_nutricionista