Por que devemos beber água?

mmPor ,26/06/2016 às 20:37, Atualizado em 09/07/2016 às 3:49

Tenho percebido que a ingestão de água tem se tornado problema comum entre as pessoas. Existe na literatura científica algumas recomendações para justificar a quantidade de água que deveríamos ingerir diariamente, mas uma boa recomendação para a nossa população de modo geral é a do Guia alimentar para a população brasileira, que fala em 2 …

Por que devemos beber água? Leia mais »

Tenho percebido que a ingestão de água tem se tornado problema comum entre as pessoas. Existe na literatura científica algumas recomendações para justificar a quantidade de água que deveríamos ingerir diariamente, mas uma boa recomendação para a nossa população de modo geral é a do Guia alimentar para a população brasileira, que fala em 2 litros de água por dia.

Algumas pessoas me perguntam se podemos trocar a água por sucos de frutas, leite, chás e café. Todos são líquidos, mas nenhum deles deve substituir a água. Podemos, além de tomar dois litros de água por dia, também ingerir uma quantidade moderada desses outros líquidos.

A água é um meio nobre onde todas as reações químicas do corpo acontecem. Quando bebemos pouca água, fica difícil para o corpo manter seu pH estável, a temperatura corporal, e fazer a limpeza das nossas células, especialmente do fígado.

Os rins precisam que nosso corpo esteja bem hidratado para filtrar adequadamente aquilo que deve ser eliminado e o que precisa retornar para o sangue. Nosso corpo é uma máquina perfeita e precisa de água para funcionar bem.

Substituir água por sucos ou outros líquidos pode ser um equívoco. Afinal, temos teor aumentado de outros nutrientes, e, na maioria das vezes, elevado teor de carboidratos simples. Os líquidos industrializados, tão comuns na vida moderna, além de açúcar trazem também aditivos químicos.

Algumas estratégias são interessantes para conseguir alcançar a recomendação de água, como ter sempre em mãos uma garrafa com esse líquido, ou, para quem passa o dia no escritório, ter uma garrafa de dois litros sobre a mesa (e claro, conseguir beber esse volume ao longo do dia).

Saborizar a água com limão, folhas aromáticas e frutas pode ser uma boa forma de aumentar a ingestão. Além disso, temos até aplicativos de celular que nos ajudam a controlar a hidratação.


Sarcopenia e nutrição


A Nutrição divulgada por quem não é especialista


Nutrição de adolescentes atletas


 

Deixe um comentário

Rolar para cima