J. B. Pontes (*)
Tentemos compreender porque, afinal, Bolsonaro continua a ter aprovação de 25% dos entrevistados na maioria das pesquisas. Concluiremos que qualquer um que fizesse o que ele fez alcançaria essa aprovação:
- Retirar direitos dos trabalhadores e das camadas mais carentes da população para aumentar o lucro dos empresários;
- Isentar de multa os empresários que agridem o meio ambiente e cometem outras irregularidades, reduzindo ou impedindo a ação fiscalizadora dos órgãos públicos competentes, em todos os setores.
- Governar para os empresários, sempre em detrimento dos pobres e dos empregados, em especial para o grande capital internacional.
- Entregar, a “preço de banana”, ao controle do capital internacional, os últimos patrimônios valiosos do País, a exemplo do pré-sal, de setores da Petrobrás (gasodutos, Petrobrás distribuidora etc).
- Conceder aumentos salariais e outros benefícios aos militares, a juízes e membros do Poder Legislativo, os quais foram poupados das reformas impopulares e desumanas que ele aprovou comprando votos de parlamentares.
- Liberar recursos das emendas de relator (RP9) e conceder outras benesses – indicação de apadrinhados para cargos públicos, por exemplo – aos parlamentares em troca de apoio para aprovação de leis que retiram direitos das camadas menos favorecidas da sociedade.
- Gastar recursos públicos com objetivo específico de construir uma imagem pessoal fictícia, beneficiando setores da mídia – para silenciarem sobre as barbaridades que comete – e os blogs integrantes do “escritório do ódio” para a divulgação de fake news, atacando todos que não concordam com ele.
- Distribuir recursos públicos e outras benesses às igrejas neopentecostais para obter o apoio de todos os pseudos líderes religiosos, que se dizem representantes de Deus na Terra.
- Prometer às polícias e militares a normatização que lhes favoreçam, a exemplo da “excludente de ilicitude” – licença para que possam atuar livremente, sem serem responsabilizados pelos ilícitos e assassinatos que cometerem – e outros benefícios patrimoniais (programa de moradia exclusivamente para eles).
Infelizmente, ao conceder todas essas vantagens, conseguiu que parte das nossas instituições seja mais fiel a ele do que à Nação Brasileira.
E tem ainda uma multidão de pobres idiotas que continuam apoiando e dando a vida por ele, desconhecendo que um dos seus principais compromissos é livrar os próprios familiares e amigos de serem julgados e condenados pelos crimes que cometeram.
(*) Geólogo, advogado e escritor