Espera-se que políticos tenham mais visibilidade quando entregam resultados positivos para aqueles que governam. Entretanto, as redes sociais mudaram essa lógica. Levantamento exclusivo do Brasília Capital mostra como tragédias elevam o interesse dos brasileiros por seus representantes.
Além do aumento repentino provocado por grandes acontecimentos, os números mostram como os temas saem rapidamente da pauta da imprensa e das redes sociais. Para ilustrar o fenômeno, foram considerados números públicos das contas do Instagram e o volume de buscas no Google, obtidos através do Google Trends.
RIO GRANDE DO SUL – Em maio de 2024, o Brasil parou para testemunhar o maior desastre natural da história do Rio Grande do Sul, segundo estudo da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), publicado em abril de 2025.
Naquele mês, entre as 20 publicações com maior engajamento dos políticos brasileiros, 8 foram do governador do gaúcho, Eduardo Leite (PSD). Outras cinco não foram feitas por Leite, mas trataram das enchentes no Sul do País.
O gráfico do Google Trends mostra o aumento e a queda repentinos nas buscas pelo nome de Eduardo Leite naquele período. Observa-se dois picos relacionados ao governador, já que as enchentes duraram mais de uma semana. Veja:
RIO DE JANEIRO – Mais de um ano depois, em outubro de 2025, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), liderou a maior operação policial da história do estado. As tropas fluminenses entraram nos Complexos do Alemão e na Penha. Ao todo, entre policiais, bandidos e cidadãos de bem, foram mais de 120 mortos.
No Instagram, de 1º de outubro a 5 de novembro, dos 20 posts mais engajados de políticos brasileiros, 14 foram feitos pelo governador fluminense. Outros dois no top 20 foram publicados por Ronaldo Caiado (União), também tratando das operações e da segurança pública no Rio.
Castro, do dia para noite, deixou de ser desconhecido fora de seu estado e virou popstar, “quase um BBB”, teria dito ele para pessoas próximas, segundo o Metrópoles. O gráfico do Google Trends mostra a alta e a queda bruscas. Veja abaixo o volume de buscas no mês passado:
PARANÁ – Na sexta-feira (7), o Paraná registrou três tornados na cidade de Rio Bonito do Itaguaçu, que resultaram em sete mortes, segundo a Secretaria de Saúde do Estado. Mesmo com a recente mobilização sobre segurança pública, provocada pelas operações no Rio, dos 20 posts mais engajados de 4 a 11 de novembro, quatro são de Ratinho Júnior, governador do Paraná. Outras duas publicações mais engajadas (de Caiado e Castro) também são em solidariedade ao povo paranaense. Confira as buscas pelo nome do governador paranaense e como o pico de interesse se dá justamente no dia da tragédia ambiental.
GOIÁS – Quem surfa bem nos “temas do momento” é o governador de Goiás. Apesar de nenhuma tragédia espetaculosa ter sido registrada em seu estado, todas as vezes que um assunto “parou o país”, Ronaldo Caiado se pronunciou. E ganhou com isso. De olho na disputa presidencial, Caiado não foge do debate e expande seu público a cada ocorrido.
No dia 28 de outubro, assim que a megaoperação no Rio dominou o noticiário no país, ele foi o primeiro a se pronunciar favoravelmente, ganhando espaço na imprensa e entre os políticos de direita. Até Flávio Bolsonaro, que pode disputar a Presidência com Caiado, elogiou a postura do governador.