Nesta quinta-feira (24) comemora-se o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, e 2024 trará uma mudança significativa: a partir de 4 de novembro, a vacinação será exclusivamente injetável, substituindo as conhecidas gotinhas. A decisão do Ministério da Saúde foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas e recomendações internacionais.
As duas doses da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb) darão lugar à vacina inativada poliomielite (VIP), que será aplicada via injeção. O novo calendário de vacinação seguirá este esquema: 1ª dose aos 2 meses, 2ª aos 4 meses, 3ª aos 6 meses, com a dose de reforço aos 15 meses.
No Distrito Federal, desde 28 de setembro, a Secretaria de Saúde (SES-DF) já não oferece o reforço com a VOPb. Crianças de 15 meses a 4 anos e 11 meses que necessitam da dose de reforço devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a partir de 4 de novembro para agendar a vacinação.
“A gotinha foi crucial na luta contra a pólio, mas sua suspensão não significa o fim do Zé Gotinha, que segue como o principal símbolo da saúde no Brasil”, ressalta a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.