Entre os alvos dos mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, está o jornalista Fernando Cesar Mesquita, ex-porta voz do governo do ex-presidente José Sarney. Ainda em Brasília, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva, nove de busca e dois de condução coercitiva. Em São Paulo, foram feitas duas prisões, oito buscas e quatro conduções. No Piaui, uma pessoa foi presa e duas levadas para a sede da Polícia Federal. No Maranhão, a polícia executou um mandado de prisão coercitiva.
A nova etapa está voltada para um consórcio de empresas que, além de promover a manipulação de processos e julgamentos, também negociava incentivos fiscais a favor de empresas do setor automobilístico. As provas indicam provável ocorrência de tráfico de influência, extorsão e corrupção de agentes públicos.
A Operação Zelotes foi deflagrada no dia 26 de março. Os crimes investigados na operação são tráfico de influência, corrupção passiva e ativa, associação e organização criminosa e lavagem de dinheiro.