Pelas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta quinta-feira (6) abertura de inquérito pela Polícia Federal para investigar a atuação interestadual de organismos nazistas.
“Assinei agora determinação à Polícia Federal para que instaure inquérito policial sobre organismos nazistas e/ou neonazistas no Brasil, já que há indícios de atuação interestadual. Há possível configuração de crimes previstos na Lei 7.716/89”, afirmou Dino. A lei a qual se refere o ministro prevê punição para os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
A investigação é um desdobramento do ataque em Blumenau (SC), onde um homem invadiu uma creche e matou e feriu crianças. Em março, uma escola em São Paulo também foi alvo de atentado, que resultou na morte de uma professora.
No Congresso Nacional, parlamentares cobram aprovação de leis mais rígidas. Uma delas, proposta pelo deputado federal Fausto Santos Júnior (União-AM), pretende ampliar a pena para autores de crimes contra templos religiosos, escolas, creches e hospitais. “O objetivo do PL 1625/23 é punir de forma severa para que esses crimes não voltem a acontecer”, reforça.