Blairo Maggi afirma, em nota, que nunca cometeu atos ilícitos. Foto: PMDB Nacional
A Polícia Federal (PF) faz buscas e apreensões em 64 endereços nesta quinta-feira (14), incluindo imóveis ligados ao ministro da Agricultura Blairo Maggi, entre os quais o apartamento em que ele mora na Asa Sul, zona nobre de Brasília. Policiais federais também fizeram diligências em São Paulo e Mato Grosso. Não houve ordem judicial para cumprir mandados no Ministério da Agricultura. Também houve buscas no gabinete do deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT) na Câmara dos Deputados. Os mandados são parte da Operação Malebolge (que corresponde à 12ª fase da Ararath) e são cumpridos a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Procuradoria-Geral da República (PGR).
As ordens judiciais foram expedidas pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Para Fux, há indícios de envolvimento dos alvos dos mandados em obstrução de Justiça e formação de organização criminosa. A PF chegou à residência do ministro, em Brasília, por volta de 7h e alguns policiais deixaram o local pouco depois das 9h.
Em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, Blairo disse que nunca cometeu ou autorizou ação \”ilícita\” para obstruir a Justiça. Ele afirmou ainda que jamais cometeu \”ilícitos\” em sua vida pública ou em suas empresas
No gabinete do deputado Ezequiel Fonseca, as buscas começaram de manhã cedo, segundo seu chefe de gabinete, e terminaram pouco antes de 11h. De acordo com a PGR, a operação tem caráter sigiloso nenhum detalhamento será apresentado enquanto a operação estiver acontecendo. O STF informou que o caso está nas mãos do ministro Luiz Fux e que, como o caso corre sob sigilo, nada será comentado por enquanto.
Segundo a PF, participam da ação 270 pessoas, entre policiais federais e membros do Ministério Público Federal (MPF) nos seguintes municípios: Cuiabá, Rondonópolis (MT), Primavera do Leste (MT), Araputanga (MT), Pontes e Lacerda (MT), Tangará da Serra (MT), Juara (MT), Sorriso (MT), Sinop (MT), Brasília (DF) e São Paulo (SP).
Da Redação} else {