Um casal do Ceará que se dizem artistas e influenciadores não mediram esforços para aplicar um golpe que só não transformou-se numa ação milionária contra as doações do Rio Grande do Sul, por causa da eficiência da Polícia Gaúcha que mesmo com todos os problemas que estão enfrentando, conseguiram desvendar em prender a dupla de estelionatários digital.
José Aldanísio e Regina Jorge, ambos de 50 anos estavam usando documentos de outras pessoas, com os quais abriam contas em bancos digitais e criavam chaves pix parecidas com as que eram divulgadas por campanhas que realmente estavam arrecadando doações para as vítimas do Rio Grande do Sul.
A dupla foi descoberta porque uma associação de amigos protetores de animais, que está arrecadando doações na rede para ajudar cães e gatos abandonados percebeu que muitas pessoas mandavam mensagens avisando que tinham feito doação e os valores não entravam nas contas. Denunciaram à polícia que começou a investigar e acabou desvendando o mistério.
Presos- Aldanísio e Regina Jorge foram presos e confessaram o crime. Eles criaram 253 chaves pix que sempre tinha um algarismo alterado de uma chave verdadeira. Eles Alegaram que resolveram fazer a fraude porque estava precisando muito de dinheiro e não tinham nenhum trabalho em vista. Os dois podem ser indiciados por estelionato, falsidade ideológica e crime financeiro.