A Polícia Civil investiga a suspeita de envenenamento de animais na quadra 411 Norte. Na manhã de segunda-feira (14/7), foram encontrados cerca de dez pombos mortos nas proximidades do bloco G e também os cadáveres de dois gatos. De acordo com informações da Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente e à Ordem Urbanística (Dema), uma das possibilidades é de que a morte dos bichos esteja relacionada à intoxicação por carbamato — ou \”chumbinho\”, veneno comumente utilizado para exterminar ratos, mas cuja venda é ilegal.
- Advertisement -
Não é a primeira vez que ocorre um caso de envenenamento de aves no local. Em setembro de 2011, a Vigilância Sanitária recolheu vários pombos mortos nas imediações do prédio, que teriam ingerido pão com chumbinho. Quem denunciou a situação foi o morador do bloco Wagner Ribeiro, 51 anos – ele acredita que os próprios vizinhos envenenam os animais. \”Deve ser alguém que se incomoda com a presença dos pombos, porque eles trazem doenças. Mas essa pessoa tem que entender que usar chumbinho é proibido e que matar animais é crime\”, reclama o auxiliar de administração.
Um dos problemas apontados por Wagner é que o veneno também pode ser perigoso para outros animais e mesmo para as pessoas que residem no bairro. \”Muitas crianças costumam catar carambolas do chão, que podem acabar sendo contaminadas com chumbinho\”, destaca. A personal trainer Carla Brito, 40, mora em um bloco próximo e disse achar a situação preocupante, já que costuma passear com o cachorro todos os dias pela praça diante do edifício. \”Quem tem pet fica receoso, porque o bichinho pode acabar ingerindo algo que lhe faça mal. Vou mudar de trajeto nos próximos dias para evitar passar por perto\”, diz.
Considerável quantidade de pombos fica pousada nos parapeitos das janelas do bloco, e alguns moradores do prédio manifestaram preocupação com os riscos que as aves podem trazer. O representante de vendas Thiago Malta, 29, é contra a matança de animais, mas alertou que algo precisa ser feito a respeito. \”Muitas pessoas que moram na quadra alimentam os bichos, o que atrai ainda mais pombos. É muito importante retirar esses pombos do local, utilizado os meios adequados, porque eles são um perigo para a saúde das pessoas\”, acrescenta.
Perícia
Na tarde de segunda-feira, a Dema e a Vigilância Sanitária foram ao bloco para investigar o caso. \”Foram encontrados dois pombos. Um deles foi encaminhado à perícia, para confirmar se houve envenenamento, e o outro animal será monitorado pela Zoonoses\”, explica o delegado-chefe da Dema, Ivan Dantas. O policial explica que o uso de chumbinho é crime de maus tratos aos animais, com pena de multa e detenção de 3 meses a um ano, que pode ser aumentada de um sexto a um terço, se o animal morrer.
Segundo veterinário da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), Ivanildo de Oliveira, para evitar a proliferação de pombos nas ruas, é importante que as pessoas não abriguem ou alimentem as aves. \”Também deve-se evitar lixo aberto e resíduos de restaurantes mal acondicionados\”, complementa. Para evitar o contato com os animais, o veterinário também recomenda colocar proteção nas janelas ou usar gel repelente para pombos, vendido em lojas de material agropecuário.