Herança maldita e contenção de gastos. Essas podem ser consideradas as duas palavras-chave da gestão Rodrigo Rollemberg nos primeiros 150 dias de governo. Na contramão dos cortes de despesas do governo e do arrocho fiscal pelo qual passa a população brasileira, a Regional de Ensino de Sobradinho tem usado, em vez de um prédio público, um grande centro comercial, com três pavimentos, localizado na Quadra 17 da cidade. O custo anual do aluguel do edifício é de R$ 906 mil. O contrato foi assinado e publicado no Diário Oficial do DF em julho de 2014 e foi mantido pelo atual governo.
- Advertisement -
A empresa proprietária do imóvel é a JTM – Assessoria e Gestão Empresarial, que foi contratada em maio de 2014 com licença de licitação. A movimentação foi assinada pelo então gerente de procedimentos licitatórios da Secretaria de Educação, Josemar Salviano da Silva. O professor Alcione Ramos, que trabalhava no antigo prédio da Regional, afirma que a sede tinha totais condições de receber os servidores e a população. “Em tempos de economia de gastos, não consigo entender o porquê de não voltar à antiga sede”, afirma o professor.
A nova diretoria do Centro de Ensino Médio 1 de Sobradinho instalou grades para isolar a escola da Biblioteca Rui Barbosa e da antiga sede da Coordenação Regional de Ensino. A justificativa é a blindagem dos alunos, já que era possível que eles saíssem da escola pela biblioteca. A medida dividiu opiniões. O estudante Alejandro Guerrero afirma que não entendeu a mudança. “Imagino que toda escola do DF gostaria de ter uma biblioteca como esta à disposição dos alunos. Não entendi a atitude da diretoria”, afirmou.
Outra polêmica instaurada no núcleo educacional é quanto ao estacionamento da biblioteca, que ganhou uma grade depois da desativação da Regional de Ensino e acabou diminuindo pela metade o número de vagas. “No horário de pico os motoristas estão sendo obrigados a estacionar na rua. Do outro lado da grade não para nenhum carro, muito menos tem movimento de gente”, conta Alejandro Guerrero.
De acordo com a Secretaria de Educação, a Regional funcionava provisoriamente em um dos blocos do Centro de Ensino Médio 1 de Sobradinho. Para o ano de 2015, ocorreu a desocupação do espaço para atendimento à demanda pedagógica apresentada pela escola. Quanto ao estacionamento da Biblioteca Rui Barbosa, a pasta afirmou que foi a direção do próprio CEM 1 de Sobradinho que teve a iniciativa de colocar o alambrado para que a entrada e saída dos carros não atrapalhe as aulas no bloco onde funcionava a Coordenação Regional de Ensino.
Leia também: