• Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Entorno

PM fecha bares e padre celebra missa campal

  • Orlando Pontes
  • 05/12/2023
  • 07:16

Compartilhe:

Há 49 anos, a população da pequena Olhos d’Água, distrito de Alexânia a 90 quilômetros de Brasília, reserva o primeiro fim de semana dos meses de junho e dezembro para a Feira do Troca. Desde 1974, o evento criado pela falecida professora da UnB, Laís Aderne, transforma a cidade num destino turístico e dá oportunidade ao comércio e aos artistas locais de obter ganhos extras maiores do que em qualquer outra época.

Mas, este ano, por obra e graça da Pontifícia Igreja Católica, a Feira do Troca viveu seus piores momentos neste meio século de existência. Dizendo-se proprietária do terreno da praça central da cidade, a Diocese de Anápolis proibiu a instalação de barracas, tendas e palcos, onde os artesãos vendem sua produção e os artistas mostram seu talento.

A escalada de truculência e arbitrariedades vem sendo perpetrada desde junho, quando o padre Cleyton Francisco Garcia anunciou a proibição do uso da Praça Santo Antônio, em frente à igreja, para realização do Troca. E a violência chegou ao ápice no início da noite de sábado (2), quando a Polícia Militar de Goiás, por solicitação da Igreja e determinação do prefeito de Alexânia, Alysson Lima (PP), resolveu fechar os bares que funcionam em volta da praça.

Os militares cumpriam ordens de evitar qualquer barulho que pudesse perturbar a celebração de uma missa de desagravo ao pároco Cleyton Garcia, com a participação de mais dois padres – Allan Carlos e Israel Adriano, da Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Alexânia – e um diácono (Francisco)

Quando a missa começou, a PM invadiu os bares para desligar o som – há anos, os comerciantes cumprem religiosamente um acordo de baixar o volume da música nos horários de missa. Uma DJ argumentou que já havia diminuído o volume. Mas o comandante da operação determinou a apreensão de seus equipamentos e ainda sua prisão.

Dani Lima foi jogada num camburão. Proprietários, funcionários e frequentadores dos demais estabelecimentos protestaram contra a violência injustificável. Mas os policiais não se intimidaram e reagiram jogando gás lacrimogênio e de pimenta, atingindo outras mulheres, crianças e idosos (assista o vídeo).

Escalada

Este, no entanto, não foi o primeiro ato arbitrário do padre Cleyton. Poucos dias após anunciar a proibição do Troca, ele mandou demolir, durante uma madrugada e sem aviso prévio, o coreto da praça, alegando que o local era usado pelos jovens para consumo de álcool e drogas ilícitas. Dias depois, a Igreja arrancou parte do gramado para instalação de bloquetes para construção de “estações da Via Sacra” – um projeto de péssimo gosto.

Às vésperas do Troca, na segunda-feira (26), o subprefeito Christian “Alemão” amanheceu cumprindo uma ordem do prefeito Alysson Lima de derrubar as árvores da praça, também a pedido do padre Cleyton. 

Populares se mobilizaram para impedir o “serviço”. A dona de uma pousada, identificada pelo prenome Araci, apoiadora do padre, tentou intervir a favor do tesoureiro da paróquia, Jeferson, que, não se sabe porquê, coordenava o trabalho. Dizendo-se ameaçada, Araci chamou a polícia. 

Árvores raras

Orlando Pontes

Em meio à confusão, o trator derrubou três árvores, entre elas exemplares de espécies raras, como uma Maria Preta e um Jacarandá. Indignados, os movimentos sociais e a população marcaram atos(pacíficos) de protesto para sábado (2). Entre eles, o enterro simbólico da Maria Preta, e um desfile de personagens caracterizados como Papa e uma mãe de santo, entre outros; e o uso de camisetas pretas e a afixação de faixas nas casas em sinal de luto. 

Tudo transcorreu de forma relativamente tranquila durante o dia. Exceto um bloqueio feito durante a manhã pela PM para impedir a movimentação de carros e pedestres na praça Santo Antônio. O aparato não foi tão rigoroso à tarde. 

Mas retornou com força total à noite. Após a PM “limpar” a área, esvaziando à força os bares e restaurantes, padre Cleytoncelebrou a “vitória” com uma missa campal em frente à Paróquia. A assistência estava reforçada por fieis trazidos de Alexânia, uma vez que boa parte da comunidade católica de Olhos d’Água não concorda com a postura daquele que, em vez de desagregador, deveria ser o líder da comunhão do rebanho do vilarejo.

Saiba+

A Feira do Troca acontece há 49 anos, na Praça Santo Antônio. Após a 96ª edição, em junho, o padre Cleyton anunciou, durante uma missa na Paróquia Imaculada Conceição, em Alexânia, que construiria, no gramado onde ocorre a concentração, “estações da Via Sacra”, restringindo o acesso de transeuntes.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Orlando Pontes

Orlando Pontes

Colunas

Orlando Pontes

Guerra não abate produção de frangos no Brasil

Caroline Romeiro

Entre curvas, reflexos e resistência

José Matos

O fim da inveja

Júlio Miragaya

Por que não reter ganhos com royalties e participações especiais?

Tersandro Vilela

Os custos invisíveis da inteligência artificial

Júlio Pontes

Com dancinha, Flávio imita Trump e Milei

Últimas Notícias

Ronaldo Caiado na transmissão de cargo para Daniel Vilela

“Sou intransigente com corrupção e com bandido”, diz Caiado em despedida na Alego

31 de março de 2026

Preço alto trava regularização em Vicente Pires

31 de março de 2026

Unidade do Direito Delas amplia proteção às mulheres

31 de março de 2026

Lula confirma Geraldo Alckmin como vice para tentar reeleição

31 de março de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account


Lost your password?