Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Cidades

Planaltina ganha Centro Interescolar de Línguas (CIL)

  • Agência Brasília
  • 07/08/2020
  • 12:06

Compartilhe:

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A comunidade de Planaltina ganhou um novo Centro Interescolar de Línguas – CIL 01 nesta quinta-feira (6). A entrega simbólica da unidade contou com a presença do governador Ibaneis Rocha e profissionais de educação que ajudaram a concretizar o projeto. Com as novas instalações, o CIL viu sua capacidade de atendimento aumentar de 700 para 3.500 alunos.

Essa ampliação só foi possível porque o centro de ensino mudou de endereço. Se nos últimos cinco anos funcionou de forma improvisada no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 8, agora, com instalações novinhas em folha, ocupa uma área de 850 m² bem no centro da cidade, no Setor Educacional, Lote C, na Praça do Estudante.

O novo CIL é dividido em três blocos: um com 12 salas de aula, com 23 m² cada, entre outros; o bloco administrativo; e o bloco externo de banheiros para os estudantes, com acessibilidade. Toda essa estrutura faz parte de um complexo escolar da região, onde já funcionam o Centro de Ensino Fundamental 04, a Biblioteca Escolar Comunitária Monteiro Lobato, uma agência do Banco de Brasília (BRB) e a Coordenação Regional de Ensino (CRE), promovendo uma maior integração de ensino na região administrativa.

A reforma beneficia estudantes do 6º ano ao Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial nos idiomas inglês, francês e espanhol. Os CILs não vão retornar de forma presencial, logo os alunos estão acompanhando as aulas pela plataforma Google Sala de Aula devido à pandemia do novo Coronavírus.

Em 2021, a unidade vai ofertar, em caráter experimental, o ensino de libras. Estudantes de Planaltina que estão matriculados no CIL de Sobradinho poderão solicitar o remanejamento.

“Estamos aqui inaugurando o CIL e anunciando a obra de um auditório. Estou muito alegre, sei da necessidade da população e aqui nesta unidade vamos sair de 700 para 3.500 alunos atendidos. Isso vai dar ainda mais oportunidade a essas crianças de se inserirem no mercado de trabalho, de se qualificarem para as universidades. É um projeto de futuro realmente”, aponta o governador do DF, Ibaneis Rocha.

O auditório que o governador se refere é um espaço para 130 lugares que será construído no lugar de um depósito e vai servir para abrigar eventos, programas e projetos da comunidade escolar.

Força para a economia local

A obra, que começou em outubro de 2019, movimentou a economia local. Foi realizada por uma empresa de Planaltina e gerou 25 empregos diretos e mais 75 indiretos. O investimento de R$ 1 milhão veio de emenda parlamentar do deputado distrital Cláudio Abrantes, e foi destinada ao Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf).

CIL no DF

Atualmente, são mais de 48 mil alunos matriculados em 17 unidades de centros interescolares de línguas na capital, onde os estudantes podem aprender gratuitamente inglês, espanhol, francês, japonês e até alemão, no contraturno das aulas regulares, com aulas e projetos inovadores. Vagas também são destinadas à comunidade.

Além de Planaltina, também há unidades na Asa Norte, Asa Sul, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga. Neste ano, a oferta de cadeiras em outra sede também aumentou, graças à reorganização da estrutura da coordenação regional de ensino.

Visita especial

Em Planaltina, o governador Ibaneis Rocha também visitou duas entidades da cidade, o Centro de Reintegração Deus Proverá (CRDP) e a Comunidade de Renovação, Esperança e Vida Nova (Crevin).

As entidades beneficentes e sem fins lucrativos foram escolhidas pelo governador para receber, pelo período de 12 meses, o salário do chefe do Executivo local. Juntas, elas terão direito ao valor de R$ 18.501,00 mensais.

Primeiro local visitado por Ibaneis, a CRDP cuida da recuperação de mais de 100 homens com problemas de drogadição. A Crevin, por sua vez, acolhe 36 idosos abandonados por suas famílias.

*Com informações da Secretaria de Educação

Compartilhe essa notícia:

Picture of Agência Brasília

Agência Brasília

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

Novo Marco de Sistemas Alimentares e Clima

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

STF marca julgamento dos réus do caso Marielle para fevereiro de 2026

5 de dezembro de 2025

Copa do Mundo: Brasil pega grupo com Marrocos, Escócia e Haiti

5 de dezembro de 2025

Alexandre de Moraes entra em lista dos mais influentes do ano do Financial Times

5 de dezembro de 2025
Alfredo Gaspar - Relator da CPMI do INSS- Foto Lula Marques/Agência Brasil

CPMI do INSS convoca dono do Master e governador Zema

5 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.