O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), anunciou que a votação do Projeto de Lei 4.616/2024, que altera o critério de cálculo do reajuste do repasse do Fundo Constitucional do DF (FCDF), pode acontecer nesta quarta-feira (18).
Em paralelo, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), explicou as razões para as mudanças no fundo, destacando que a exclusão do IPCA da proposta se deu para garantir que o Distrito Federal não recebesse mais recursos do que os outros estados. “O governador de Brasília ficou irritado, mas o DF já é a unidade da federação que mais recebe, comparado a qualquer outra. Estamos, aos poucos, tentando restabelecer a normalidade no país”, afirmou Lula.
Diante dessas alterações, os parlamentares do DF, juntamente com representantes do GDF e o setor produtivo local, têm se mobilizado intensamente para garantir a manutenção do FCDF. Entidades como o Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF) e a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF) estão articulando ações para evitar que a redução dos recursos prejudique a economia do Distrito Federal.