A partir desta segunda-feira (16), o PIX Automático está disponível para o uso da população. A nova ferramenta facilita o pagamento de contas recorrentes (luz, água, telefonia) e é uma alternativa ao serviço de débito automático. De acordo com o Banco Central, a ferramenta beneficia cerca de 60 milhões de brasileiros que não têm acesso ao cartão de crédito.
O cliente deve autorizar a função uma única vez, sem a necessidade de repetir o processo a cada nova solicitação de pagamento. A cobrança poderá ser semanal, mensal, trimestral ou anual.
Diferente do débito automático, que exige um convênio com cada banco, o Pix Automático permite que, a partir da contratação do serviço, pessoas jurídicas (PJ) recebam o pagamento de clientes de qualquer instituição financeira. A medida, na avaliação de especialistas, favorece pequenas e médias empresas.
COMO PAGAR — A configuração do PIX Automático pelos usuários depende que a empresa responsável pela cobrança solicite uma autorização para descontar os pagamentos por meio da nova modalidade.
O pedido aparece no aplicativo do banco do cliente, que pode habilitar a ferramenta. Quando aceito, o usuário pode definir regras para a cobrança, como o valor máximo a ser debitado e se a cobrança pode usar o limite do cheque especial. A empresa também poderá solicitar a autorização do cliente por meio de um QR Code ou pelo site do estabelecimento.
Com as exigências definidas, a cobrança é enviada ao banco, que agenda o pagamento e avisa o cliente. Ele poderá conferir se o valor está correto e se terá saldo suficiente. No dia do vencimento, o pagamento é feito de acordo com as regras impostas.