O Brasil permaneceu estável nas pontuações em matemática, leitura e ciências no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o Pisa. Apesar disso, menos de 50% dos alunos conseguiram nível mínimo de aprendizado em matemática e ciências, segundo resultados divulgados nesta terça-feira (5) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Em 2022, o país alcançou 379 pontos em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências. Quatro anos antes, o desempenho foi 384 pontos em matemática, 413 em leitura e 404 em ciências.
“Os resultados médios de 2022 foram praticamente os mesmos de 2018 em matemática, leitura e ciências. Os resultados do Pisa têm-se mantido notavelmente estáveis durante um longo período: depois de 2009, nas três disciplinas, apenas foram observadas flutuações pequenas e, em sua maioria, não significativas”, aponta o relatório sobre os estudantes brasileiros.
Com os resultados de 2022, o Brasil continua no grupo abaixo da média dos países da OCDE nas três disciplinas: 472 pontos em matemática, 476 em leitura e 485 em ciências. Cada 20 pontos equivalem a um ano escolar. Em ciências, por exemplo, o Brasil está com pelo menos quatro anos de atraso em relação aos membros da OCDE.