Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Tecnologia

Piauí lança IA com vocabulário regional

  • Tersandro Vilela
  • 25/06/2025
  • 08:43

Compartilhe:

Foto: Thanandro Fabrício

Tersandro Vilela (*)

O Piauí deu um passo inédito rumo à soberania digital brasileira ao lançar o SoberanIA, primeiro modelo de inteligência artificial treinado exclusivamente em português brasileiro. O anúncio será nesta quarta-feira (25), no Palácio de Karnak, sede do governo piauiense, na capital Teresina, com a presença do governador Rafael Fonteles e representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Desenvolvido a partir do “Dataset Jabuticaba”, o modelo é uma linguagem de grande porte (LLM) treinada com textos públicos, documentos jurídicos, discursos, registros jornalísticos e bases institucionais. O vocabulário enfatiza expressões regionais, como “oxente” e “vixe”, com o objetivo de refletir variações culturais e linguísticas do país e adaptar o sistema aos sotaques e dialetos locais.

A infraestrutura técnica inclui um supercomputador com 175 mil núcleos CUDA, 6 TB de RAM e 960 GB de VRAM. Segundo o governo do estado, o projeto se conecta à estratégia de autonomia tecnológica já em curso, que envolve iniciativas em saúde digital, capacitação e reaproveitamento de equipamentos.

SOBERANIA – O MCTI firmou acordo de cooperação com o Piauí para ampliar o uso da tecnologia nas áreas de educação, segurança pública, saúde e gestão. A parceria envolve o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Parque de Inovação Tecnológica (PIT) e o Sistema de Inteligência Artificial (SIA). O projeto também é associado ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), que prevê investimento federal de R$ 23 bilhões até 2028.

A previsão é que o SoberanIA seja disponibilizado como API pública ainda no primeiro semestre. O dataset também será aberto para pesquisadores, instituições públicas e setor privado. De acordo com o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, a ferramenta poderá ser utilizada por outros países lusófonos.

A iniciativa busca posicionar o Piauí como referência em inovação no setor, com um modelo treinado em dados nacionais e sensível à diversidade do país. Entre os desafios estão o risco de enviesamento linguístico e a necessidade de garantir governança ética e uso responsável da tecnologia.

(*) Jornalista pós-graduado em Filosofia, especialista em Liderança: gestão, resultados e engajamento e mestrando em Inovação, Comunicação e Economia Criativa

Compartilhe essa notícia:

Picture of Tersandro Vilela

Tersandro Vilela

Jornalista pós-graduado em Filosofia, especialista em Liderança: gestão, resultados e engajamento e mestrando em Inovação, Comunicação e Economia Criativa

Colunas

Orlando Pontes

Geraldo Azevedo leva 5 mil pessoas a Olhos d’Água

Caroline Romeiro

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

José Matos

Anjos e demônios

Júlio Miragaya

Direita rachada… rachadinha!

Tesandro Vilela

Projeto de governança de IA vai ao Congresso

Júlio Pontes

A evolução das redes do governo com Sidônio

Últimas Notícias

PMN se reinventa como Mobiliza (33)

13 de dezembro de 2025

O caminho do hexa

13 de dezembro de 2025

Se cuida, Wellington Luiz!

13 de dezembro de 2025

Anjos e demônios

12 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.