Após o cumprimento de uma série de mandados de prisão, busca e apreensão, a Polícia Federal prendeu o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal. Ele comandava o setor no dia 8 de janeiro. A prisão é preventiva.
Cabia ao setor dirigido por Naime o planejamento e execução do plano de segurança no dia da manifestação de radicais golpistas, em 8 de janeiro, que culminou com a invasão da sede dos Três Poderes. O coronel foi exonerado pelo ex-interventor federal Ricardo Cappelli, no dia 10 de janeiro, dois dias após os ataques.
Segundo depoimento do ex-comandante geral da PM, Fábio Augusto Vieira, o ex-chefe do setor de operações supostamente estaria de folga em um hotel fazenda no dia do ocorrido. Contudo, Vieira afirmou ter encontrado Naime Barreto no local dos ataques no final da tarde. Naime disse ao ex-comandante geral que tinha ido ao local para ajudar nos esforços de contenção.
Também foram presos nesta terça-feira o capitão Josiel Pereira, o tenente Rafael Pereira Martins e o major Flávio Silvestre de Alencar.