A Petrobras divulgou uma nota, na manhã desta quarta-feira (16), informando a aprovação de uma nova estratégia comercial para precificar o diesel e a gasolina, baseada no custo alternativo do cliente como valor prioritário e o valor marginal para a própria estatal. Com o objetivo de aumentar a possibilidade de preços competitivos, a estratégia espera contar com melhores condições de produção e logística.
Para evitar que o preço dos combustíveis sofra o reflexo de qualquer oscilação de cotações internacionais e taxas de câmbio, os ajustes permanecerão sem frequência definida. Segundo a nota, a empresa procura melhor acessibilidade de preço aos clientes com o plano: preços mais competitivos, equilibrando os valores com o mercado interno e externo. A petroleira alega que poderá trabalhar de forma mais eficiente e se colocar no mercado de modo eficaz.
O cálculo do custo alternativo do cliente será consoante as referências de custos via disponibilidade de suprimento com fornecedores. Já o valor marginal para a Petrobras vem do custo das várias alternativas de produção, importação e exploração da estatal. Os valores continuarão sendo divulgados via canais de comunicação comuns aos clientes.