Segundo os resultados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), em julho, 77,8% das famílias informaram ter dívidas a vencer, incluindo cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e casa. A Peic é divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Com esse resultado, a pesquisa mostra uma queda na porcentagem de famílias endividadas, pelo terceiro mês consecutivo, e diminuição de 3,5% em relação ao mês anterior. Em contrapartida, o percentual de pessoas inadimplentes continua a crescer ao atingir 37,5% no mês de julho. Em junho, elas eram 35,7% do total de endividados. Um ano antes, em julho de 2023, eram 15,4%.
Pessoas inadimplentes costumam permanecer por um tempo com as dívidas em atraso. O tempo médio no período pesquisado foi de 72 dias. Cartão de crédito mantém a liderança (67,3%), seguido pelo financiamento de carro (14,4%), financiamento de casa (13,6%) e crédito pessoal (10,9%).
Há ainda aquelas pessoas que não reúnem condições de honrar seus compromissos. Essas oscilaram de 19,4% em junho para 20,9% em julho, sendo que, em julho do ano anterior, elas representavam 7%. Em âmbito nacional, o endividamento é estável e tende a diminuir ao longo do próximos doze meses.