Pesquisa: Lula tem chance de vitória no 1° turno

BSB Capital 09/02/2022 às 10:19, Atualizado em 11/02/2022 às 10:16

Em seguno turno, o petista venceria em todos os cenários. Moro e Ciro estão empatados, com 7%, segundo levantamento

lula primeiro turno pesquisa

Se a eleição fosse hoje, o ex-presidente Lula (PT) teria chance de vencer no primeiro turno, segundo pesquisa da Quaest divulgada nesta quarta-feira (9). Encomendada pela Genial Investimentos e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a sondagem mostra o petista com 45% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro (PL) registra 23%.

Na terceira colocação aparecem empatados o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7% cada um. Na sequência, outro empate: o governador João Doria (PSDB) e o deputado André Janones (Avante) têm 2%. A senadora Simone Tebet (MDB) marcou 1%, e os demais pré-candidatos não pontuaram. Ou seja: Lula tem 3 pontos a mais do que a soma de seus rivais. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Estabilidade

O levantamento mostrou uma estabilidade tanto na avaliação do governo, como nas intenções de voto, praticamente repetindo os patamares do último levantamento feito no mês passado. A pesquisa estimulada apresentou quatro cenários eleitorais. Em todos eles Lula vence em primeiro turno por ter mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os nulos).

A novidade foi a melhora de Ciro Gomes (PDT) e a tendência de queda na intenção votos em Sergio Moro (Podemos). Eles aparecem empatados com 7% das intenções de voto. O governador de São Paulo João Doria (PSDB) está com 2%, empatado numericamente com André Janones (Avante). A senadora Simone Tebet (MDB) está com 1%. Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D´Avila não pontuaram. Brancos e nulos somam 8%, e indecisos, 5%.

Intenção de voto no 1º turno (Estimulada):

  • Lula – 45%
  • Bolsonaro – 23%
  • Sergio Moro – 7%
  • Ciro Gomes – 7%
  • João Doria – 2%
  • André Janones – 2%
  • Simone Tebet – 1%
  • Rodrigo Pacheco – 0%
  • Felipe D´Avila – 0% 
  • Brancos e nulos – 8%
  • Indecisos – 5%

Em uma eventual disputa pelo segundo turno, Lula venceria a disputa em todos os cenários, segundo a Genial/Quaest. Na disputa contra Bolsonaro, ficaria com 54% ante os 30% do atual presidente. Se for Moro, fica com 52% contra 28%. Ciro, 51% ante 24%. No caso de Doria, Lula chegaria a 55% contra 16% do tucano. E se o adversário for André Janones, chega a 56% contra 14%. 

Avaliação de Bolsonaro

Em relação aos últimos levantamentos de janeiro e dezembro, não houve grande variação na média da rejeição contra o governo Bolsonaro, que está em 51%. Nas regiões Norte e Nordeste a avaliação negativa do presidente teve um crescimento expressivo, subindo no último mês, respectivamente, de 42% a 48% e de 56% a 61%.

Leia mais no Brasília Capital

Deixe um comentário

Rolar para cima