As celebrações finais de Pentecostes alteram a partir desta sexta-feira (13) o trânsito nos arredores do Taguaparque, no Distrito Federal. O Detran disponibilizou 20 painéis na região para informar as modificações, que incluem alterações no tempo dos semáforos e no sentido de vias, além do bloqueio de pistas. A tradicional festa católica – que tem como objetivo lembrar da vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos 50 dias depois da Páscoa – é celebrada há 17 anos.
O término do evento ocorre no domingo. O fluxo no Pistão Norte permanecerá em sentido duplo. No entanto, a via principal do Taguaparque, em frente à administração do local, estará interditada a partir das 13h desta sexta-feira (13) e no sábado (14) e a partir das 10h no domingo (15).
Alterações no trânsito nos arredores do Taguaparque, no Distrito Federal, para as celebrações de Pentecostes (Foto: Detran/Divulgação)
No momento da dispersão do público, que deve ocorrer até 22h30, a partir da altura da terceira entrada do Taguaparque pelo Pistão Norte, a via entre o parque e Vicente Pires terá dois sentidos: duplo, para quem seguir para a Via Estrutural; e único, até o viaduto da Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
O Detran vai ficar responsável pelo controle do fluxo e pela fiscalização nas vias internas do parque, nas entradas e saídas da marginal da EPTG e do Pistão Norte que ligam à Colônia Agrícola Samambaia e a Vicente Pires. A autarquia também atuará em vias de Taguatinga Centro, de Taguatinga Norte e adjacentes.
Na EPTG, na Via Estrutural e no Pistão Norte, haverá equipes do Batalhão de Policiamento Rodoviário. Serão 30 militares destacados para garantir a travessia de pedestres e o acesso ao parque e fazer bloqueios quando necessário.
Novidade
O sentido duplo foi introduzido em 2016 para facilitar a mobilidade de quem reside na região. \”No ano passado, os moradores da Colônia Agrícola Samambaia tiveram dificuldade para chegar em casa por causa do sentido único. Neste ano, optamos por colocar uma parte da via em sentido duplo para minimizar os transtornos\”, explica o coordenador de Trânsito da Região Oeste do Detran-DF, Roberto da Cruz.
O tempo dos semáforos será ajustado em todos os cruzamentos de Taguatinga Centro, da Avenida das Palmeiras com a Comercial Norte, da Praça do DI com a Comercial Norte, do cruzamento da Praça do Bicalho com a Comercial Norte e do Taguacenter. As mudanças serão das 16h às 20h na sexta-feira (13) e no sábado (14). No domingo (15), ocorre das 13h às 16h. Uma equipe de técnicos definirá os intervalos de abertura e fechamento dos sinais luminosos com base no fluxo do momento.
As sinaleiras que ligam Taguatinga Centro à Avenida Elmo Serejo, Pistão Norte à QNL e Pistão Norte à Avenida Hélio Prates também terão o tempo sincronizado para favorecer a saída de quem estiver no evento. Nos dois primeiros dias, a alteração será das 21h à meia-noite e, no último dia, das 19h às 22h.
Onde estacionar
Dentro do Taguaparque, haverá pelo menos 15 mil vagas de estacionamento. Ônibus e vans estarão autorizadas a parar em local específico, ao lado da área do evento. Para impedir que motoristas deixem veículos em locais irregulares, o Detran fará patrulhamento durante os três dias. Serão 88 agentes, 40 viaturas, dois guinchos, uma empilhadeira, uma aeronave, 2 mil cones, 700 barracas, 250 tonéis e 20 cavaletes.
Transporte público
Para fiéis que preferirem ir ao evento de ônibus, o DFTrans autorizou reforço nas linhas das cinco empresas de acordo com a demanda. O incremento do serviço se dará, principalmente, nas rotas que passam por Taguatinga Centro, pela Avenida Comercial Norte e pelo Pistão Norte. Ainda não há número mínimo definido de coletivos extras. O Metrô não fará operação específica para os dias. O horário de funcionamento permanece normalmente: na sexta e no sábado das 6h às 23h30; no domingo, das 7h às 19h30.