“A vida conspira a favor de quem conspira a favor de si”. Que tal começar a dar importância ao que você pensa? É no pensamento que tudo começa. Mas de onde vem o pensamento? O pensamento vem da memória. Pensamento ruim, palavras ruins, ações ruins! Mude o pensamento ruim no início ou você perderá o controle sobre você mesmo! É preciso alimentar a memória com ideias construtivas para melhorar sua mente e sua vida.
A boa leitura, a boa palestra, a boa música, a conversação edificante, a busca de um ideal elevado. Estas são algumas práticas que enriquecem a sua memória e, em consequência, os seus pensamentos e ações. Penso, logo existo? Não. Você existe porque pensa, então, pense bonito porque pensamento bonito é saúde.
A maior causa da infelicidade humana não é real; é ilusória. Preste atenção no que você pensa diante de qualquer contrariedade e perceberá que a decepção, a frustração, o ódio e a vitimização lhe dominam! Pensamento, ação! Mude o pensamento ruim no início.
Liberte-se da influência negativa dos pais, do meio negativo em que você vive ou viveu. Afaste-se de pessoas e ambientes negativos. Conhecer mentes diferentes, leituras e ambientes edificantes, uma nova atividade são recursos para uma nova mente e uma nova vida.
“Quando a situação for boa, desfrute. Quando for ruim, transforme-a. Quando não puder transformá-la, transforme-se!”. Enquanto sonhar com o que não pode ser ou fazer, lentamente se amargurará.
Se você vive insatisfeito e tem um olhar predominantemente negativo em tudo, é preciso observar se não está, apenas, reproduzindo a conduta pessimista que aprendeu no lar onde foi criado. Então, é hora de mudar.
Meninos tendem a repetir a visão pessimista do pai e, as meninas, a visão pessimista da mãe. Trate-se, cure-se e liberte-se. “Você não é um coitadinho. Você é um filho de Deus”, disse Chico Xavier para Jerônimo Mendonça num momento de fraqueza deste!
O pensamento negativo, quando não combatido, torna-se um vício difícil de ser eliminado. E é comparado ao rabo de um cachorro que balança o cachorro em vez de ser balançado por ele. Aqui também vale o conselho de Buda: “A vitória sobre si é a maior de todas as vitórias”.