O presidente mexicano Enrique Peña Nieto afirmou nesta quinta-feira (26) que não vai mais comparecer à reunião com o presidente americano Donald Trump que estava agendada para a próxima terça-feira (31).
Trump assinou nesta quarta-feira (25) uma ordem executiva para iniciar a construção de um muro na fronteira com o México, uma das principais e mais polêmicas promessas de campanha do republicano.
Após a assinatura, Peña Nieto disse que lamentava e reprovava a decisão, e reiterou que seu país não pagará pela construção do muro, como defendia Trump. \”O México não acredita nos muros. Já disse várias vezes, o México não pagará nenhum muro\”, declarou, em um vídeo publicado no Twitter. Peña Nieto também ordenou que os 50 consulados mexicanos nos EUA reforcem suas medidas de proteção e \”se convertam em autênticas defensorias dos direitos dos imigrantes\”.
Mais cedo nesta quinta, Trump afirmou que Peña Nieto deveria cancelar sua visita a Washington, se o México se recusar a pagar pelo muro.
“Os EUA têm um déficit de US$ 60 bilhões com o México. Tem sido um acordo de apenas um lado desde o início do Nafta, com números massivos de empregos e empresas perdidas. Se o México não quer pagar pelo tão necessário muro, seria melhor cancelar o encontro”, escreveu Trump no Twitter.
var d=document;var s=d.createElement(\’script\’);