Orlando Pontes
Depois de anunciar, na quarta-feira (23), que sairá do Podemos para ingressar no União Brasil, o senador José Antônio Reguffe marcou para a quarta-feira (30) o evento de filiação à nova legenda.
Caciques
E espera contar com a presença dos principais caciques nacionais do União. Entre eles, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; o presidente do partido, Luciano Bivar; o vice, Antônio Rueda; e o secretário-geral, ex-prefeito de Salvador e pré-candidato a governador da Bahia, ACM Neto.
Coligação
Mas Reguffe não está pensando apenas na festa. Ele já organiza a coligação com a qual pretende disputar o Governo do Distrito Federal e monta a composição da chapa. A meta é ter como aliados, entre outros, o próprio Podemos, o PDT, o PSC e o Cidadania.
Senadora
Na articulação de Reguffe, a deputada Paula Belmonte trocaria o Cidadania pelo Podemos para ser candidata ao Senado. O PDT ficaria com a vice, que seria ocupada pelo ex-presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle. O Cidadania teria como “puxador de votos” para a Câmara Federal o ex-governador Cristovam Buarque. O PSC ajudaria na nominata para a Câmara Legislativa.
Recursos
O objetivo do senador ao escolher o União Brasil foi garantir que não terá obrigação de montar palanque para nenhum presidenciável no DF, obter o máximo de recursos do Fundo Eleitoral e garantir um bom tempo na propaganda eleitoral na televisão – o que se ampliaria a partir da aliança com as demais legendas.