Da Redação
A federação PSDB-Cidadania realizou, sexta-feira (15), a primeira reunião no DF com a presença de representantes dos dois partidos. O Cidadania tem 8 titulares contra 3 tucanos, o que dá maioria no diretório à deputada Paula Belmonte. Isto compromete o projeto do senador Izalci Lucas (PSDB) de concorrer ao GDF nas eleições deste ano.
Regra – O encontro reafirmou o que prevê o estatuto da federação e determinou a instalação do colegiado no diretório local. Será aplicada a regra de que o controle dos diretórios regionais cabe ao partido com maior votação em eleições proporcionais.
Referendo – No DF, o Cidadania alcançou mais votos que o PSDB. Assim, terá 70% da composição, enquanto o PSDB terá 30%. Izalci segue como presidente regional. A direção nacional da federação volta a se reunir na terça-feira (19) para referendar a decisão tomada em âmbito local. Mas a decisão quanto às candidaturas majoritárias será do colegiado local.
Reguffe – E os representantes do Cidadania defendem apoio à candidatura do senador Reguffe ao GDF. Paula Belmonte pode ser a vice e Paulo Roque (Novo) o candidato ao Senado. A aliança tem mais seis partidos: União Brasil, PSC, Novo, Podemos, PTB e PRTB.