Orlando Pontes
Terminou na sexta-feira (5) o prazo para os partidos realizarem as convenções para escolha dos candidatos às eleições de outubro. Mas o suspense permanece até sábado (14), quando as candidaturas serão registradas na Justiça Eleitoral. A maioria das legendas entregou atas em aberto no TRE e só as preencherão no último instante da data limite.
Sob liminar
De qualquer forma, o cenário está mais claro, com alguns dos favoritos ao cargo de governador fora da disputa. Entre eles, o ex-governador cassado José Roberto Arruda (PL), que obteve liminar do ministro Nunes Marques, do STF, e vai concorrer a deputado federal, e o senador José Antônio Reguffe, que não teve legenda no União Brasil.
Sem legenda
O partido de Reguffe preferiu apoiar a reeleição de Ibaneis Rocha (MDB) e deixou o segundo melhor colocado nas pesquisas eleitorais fora do jogo. Já o atual titular do Buriti conseguiu reunir o maior número de siglas. Além do seu MDB e do UB, contará com o PP, PL, Solidariedade, Republicanos, Pros, PTB e Agir 36.
Última hora
Mas não faltam adversários de olho na cadeira de Ibaneis. Entre eles, o ex-vice-governador Paulo Octávio (PSD), que fechou acordo com o PSC e lançou chapa tendo como vice o advogado Luís Felipe Belmonte, marido da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania). Esta perdeu espaço na federação com o PSDB e deve concorrer à reeleição.
Lista
A lista de concorrentes é completada por Lucas Salles (DC), Leandro Grass (PV), Keka Bagno (PSol), Elziovan Matias Moreno (PMN), Leila Barros (PDT)
Rafael Parente (PSB), Robson Raimundo (PSTU), Teodoro Antônio da Cruz Filho (PCB), Renan Rosa (PCO), Izalci Lucas (PSDB) e Caio Sad (Unidade Popular).
Senado
Os concorrentes ao Senado são Rosilene Corrêa (PT/foto), Paulo Roque (Novo), Flávia Arruda (PL), Damares Alves (Republicanos), Carlos Divino Rodrigues (PSD), Expedito Mendonça (PCO) e Pedro Ivo Batista (PSol-Rede). O Podemos quer lançar Luís Pitiman. Resta saber se na chapa de Paulo Octávio ou de Izalci.