O líder do União Brasil na Câmara, deputado Pedro Lucas Fernandes (MA), é cotado para assumir o Ministério das Comunicações no lugar do correligionário Juscelino Filho, que pediu demissão do cargo nesta terça-feira (8), após ser denunciado pela PGR por suposto desvio de emendas parlamentares.
A saída de Juscelino foi motivada, segundo ele, para se dedicar à sua defesa e provar que “as acusações são infundadas”. Nos bastidores, porém, a informação é de que o presidente Lula teria feito o pedido para que o então ministro deixasse a Esplanada.
O caso é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e tem o ministro Flávio Dino como relator. A denúncia tem relação com as suspeitas de uso indevido de recursos públicos para a pavimentação de estradas que dão acesso a propriedades da família de Juscelino Filho na cidade de Vitorino Freire (MA). A irmã dele, Luanna Rezende, é a prefeita do município. Em junho do ano passado, a Polícia Federal (PF) havia indiciado o ministro pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.