Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

colaboradores, Educação, Justiça

Pedagoga Adrielly Thauana, a 12ª vítima de feminicídio no DF em 2023

  • Sindicato dos Professores do DF
  • 07/06/2023
  • 09:08

Compartilhe:

Foto: Reprodução

A décima-segunda vítima de feminicídio do Distrito Federal neste ano era pedagoga e lecionava no CEF 418 de Santa Maria. Na noite de sexta-feira (2), Adrielly Thauana foi assassinada a facadas por Josmar Junio, que tentou se matar em seguida e foi encaminhado ao Hospital Regional do Gama (HRG), onde segue internado. Adrielly é natural do Piauí e será enterrada em seu estado natal.

A diretora do CEF 418, Gabriela Lima da Silva, lamenta muito a perda da colega. “Adrielly, você fará falta para nós, aqui no CEF 418. Tenha a certeza disso. Estamos todos muito tristes com a sua partida. É difícil aceitar que não teremos mais seu sorriso em nossas manhãs. Mas sabemos que você já não está mais sofrendo. Está em um lugar melhor, e certamente sorrindo para Deus”.

Em todo o ano de 2022, o DF registrou 17 feminicídios. Em 2023, até o início de junho, já ocorreram 12 feminicídios na Capital Federal – de 25 tentativas de feminicídio. Dos 12 assassinos das (ex-?) companheiras, 10 estão presos, um se matou e apenas um segue foragido.

O feminicídio é problema endêmico no Brasil e em vários outros países. Por que, para tantos homens, dispor da vida de uma mulher como se fosse um objeto, ou coisa menor/inferior, é algo tão natural? Encontramos a resposta numa combinação histórica e social de cultura machista com ascensão de pautas conservadoras e morais.

Promover a reflexão sobre o papel da mulher na escola e na sociedade é tarefa também do Sindicato.

E você? Já levou suas turmas a refletirem sobre isso?

“É função da escola escancarar essa naturalização da violência contra mulheres. É nossa função, como educadores e educadoras, mostrar aos estudantes a ausência de justificativa para o tratamento dispensado às mulheres por vários homens (e mulheres também) em pleno século XXI”, lembra Mônica Caldeira, coordenadora da Secretaria de Mulheres Educadoras do Sinpro.

“Qual a correlação entre o conservadorismo, o machismo e a punição aos corpos das mulheres? Qual a correlação entre as pautas morais e as pautas de costumes e a punição à existência das mulheres”

lembra a diretora do Sinpro.

A Professora Adrielly foi a 37ª vítima (entre fatais e quase fatais) apenas nos casos reportados de feminicídio. Muitos outros não foram reportados, e muitas outras expressões de machismo tão presente em nossa sociedade se dão de diversas formas.

Adrielly Thauana, presente! Descanse em paz!

Compartilhe essa notícia:

Picture of Sindicato dos Professores do DF

Sindicato dos Professores do DF

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Carnaval com saúde

José Matos

Umbanda: religião brasileira e cristã – II

Júlio Miragaya

O chororô da Unidos da Papuda

Tersandro Vilela

Lula defende Sul Global na regulação tecnológica

Júlio Pontes

Lula virou samba e pode pagar caro por isso?

Últimas Notícias

Agenda cheia no DF: música, humor e feijoada agitam o fim de semana

20 de fevereiro de 2026

Brasil mira Índia para turbinar produção de remédios e tecnologia no SUS

20 de fevereiro de 2026

Desemprego no DF atinge menor nível desde 2012

20 de fevereiro de 2026

Carro é esmagado em batida tripla no Eixinho Sul; dois ficam feridos

20 de fevereiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.