O DF passa a emitir, a partir desta terça-feira (21), a nova carteira de identidade que é unificada em todo o país. Na prática, a chamada Carteira de Identidade Nacional (CIN) adota o número do CPF como RG nacional, sendo a primeira via gratuita para todos os cidadãos. Vale lembrar que o documento atual permanece válido até 2032.
Aos que já possuem a CIN, emitida em outro estado ou no DF, será cobrada uma taxa de R$ 42 para a emissão da segunda via no Distrito Federal. A validade varia de acordo com a faixa etária: cinco anos para bebês e crianças de até 12 anos incompletos, dez anos dos 12 aos 60 anos incompletos, e validade indeterminada para pessoas acima dos 60 anos.
Segundo a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, a nova carteira de identidade traz mais segurança aos brasilienses. “A principal diferença na nova Carteira de Identidade Nacional é que há um QR Code, que interliga todos os sistemas de segurança da Polícia Civil, em nível nacional. Isso também é muito importante para casos de raptos e desaparecimentos, já que está interligado ao nosso passaporte”, detalhou.
Como tirar
Para emitir a nova carteira de identidade, é preciso apresentar CPF (em situação regular), certidão de nascimento ou casamento atualizada, em via original (versão física ou meio digital) ou cópia autenticada em cartório. Com os documentos, é recomendado agendar o atendimento (https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/carteira-de-identidade#agendar) em um dos sete postos do Na Hora ou em um dos nove locais de identificação da PCDF.