A proximidade da Páscoa anima o comércio. De acordo com pesquisa do Instituto Fecomércio (IF-DF), 55,9% dos lojistas possuem expectativa de vendas maiores no feriado deste ano em comparação a 2023. Isso indica um aumento médio de 15,9% ns vendas. Outros 42,8% esperam vendas iguais, e apenas 1,3% presume vendas menores.
O otimismo em relação a 2023 teve leve queda: de 65,8% no ano passado, o percentual de vendas menores se manteve inexpressivo. Os lojistas esperam que os consumidores gastem mais este ano. O ticket médio registrado para esta edição bateu é de R$ 244,63, contra R$144,00 em 2023 – aumento de quase 70%.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, isso mostra que os empresários melhoram a percepção acerca do cenário econômico e seguem apostando nas datas comemorativas para impulsionar os negócios. “Estamos mais otimistas, mas também cientes de que temos muitos desafios a serem superados, como o alto custo do crédito no país”, analisa.
Consumidores
Entre os consumidores entrevistados, 74,8% pretendem presentear alguém nesta Páscoa. As mulheres demonstram maior intenção de compra, com 77%, enquanto 73% dos homens pretendem gastar.
A dificuldade financeira é o principal motivo para a maioria daqueles que não planejam presentear, com 34,13%, seguido pelo desemprego (26,19%), falta de ter a quem presentear (19,84%). A mesma porcentagem se aplica àqueles que não gostam de presentear em datas comemorativas.
Os consumidores pretendem gastar menos este ano. O ticket médio desta categoria passou de R$ 179,01 para R$ 158,16 – queda de 11,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
“Provavelmente essa queda está ligada ao fato de a Páscoa estar mais próxima dos festejos do fim de ano e do início do ano letivo, além de compromissos com impostos como IPTU e IPVA. Vale lembrar que, no DF, mais de 80% das famílias estão endividadas e cerca de 25% estão com contas em atraso, segundo pesquisa mensal da Confederação Nacional do Comércio (CNC)”, explica Aparecido.
Seguindo a tradição, ovos de Páscoa (48%) e chocolates/trufas (46,9%) são os produtos mais procurados na hora das compras, totalizando 94,9% das preferências. Em seguida, cestas de café da manhã (2,7%) e bolos, com (1,2%), assim como os doces (1,2%).