Partido oferece aulas gratuitas para o ENEM

bsbcapitalPor ,23/02/2018 às 18:10, Atualizado em 23/02/2018 às 18:10

Preparo para o ENEM em vídeo, oferecido pelo PDT, também será feito na sede do partido, em Brasília. Túlio Gadelha, namorado de Fátima Bernardes, é coordenador do projeto em Pernambuco

Reginaldo Veras e Tulio Gadelha: mais holofote sobre o programa

A Universidade Aberta Leonel Brizola (ULB), em parceria com o deputado distrital Professor Reginaldo Veras (PDT), dará aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na sede nacional do partido, em Brasília, no início de junho. “Com a inauguração da nossa sede, teremos um excelente auditório”, disse o parlamentar. Serão beneficiados alunos que não podem pagar cursos particulares.

As aulas programadas por Veras fazem parte do aperfeiçoamento do projeto lançado por ele e pela ULB em 2016, chamado “Reinventando o Brasil – ENEM”. Até então, as aulas virtuais, gratuitas, tinham por finalidade somente a formação política. Agora, os estudantes de todo o DF poderão preparar-se para o ENEM também em aulas presenciais.

“Isso já é fato”, acentua o distrital. Ele explica que os próprios alunos pediram para ter aulas em contato direto com os professores, depois que souberam que isso havia acontecido em outros estados. Virtualmente, tudo continuará normalmente. Em março, as videoaulas serão reiniciadas.

Além de aulas presenciais, há a intenção de criar também um aplicativo para facilitar o acesso dos alunos ao material produzido pelos professores. São renomados profissionais de diversas áreas de conhecimento que, semanalmente, gravam dicas e videoaulas sobre os conteúdos programáticos cobrados nas provas do ENEM.

Deputado distrital Professor Reginaldo Veras

Gratidão – O secretário-geral nacional do PDT, Manuel Dias, declarou que a finalidade foi “criar um curso sem nenhum custo financeiro para os jovens e adultos do Brasil que não têm condições de pagar um curso tradicional. Essa foi uma grande contribuição do professor Reginaldo Veras e nós somos muito gratos”. Veras sublinha que se trata de um trabalho voluntário, envolvendo 40 professores.

No magistério há mais de 30 anos, o Professor Reginaldo Veras conta que o projeto “nasceu na ULB e nós o abraçamos. O grupo de colegas convidados atendeu prontamente o nosso pedido e isso nos deixou muito felizes”. As videoaulas têm sido um sucesso. A soma de todos os vídeos gravados alcançou mais de 3,5 milhões de visualizações.

Segundo Veras, os educadores envolvidos e a ULB estão ainda mais otimistas para a terceira edição do curso. “Foram muitas visualizações nos últimos dois anos, mas a nossa meta para 2018 é atingir ainda mais brasileiros. Essa é uma bandeira do nosso partido e eu peço o apoio de todos para disseminar esse trabalho”, lembra.

Além das centenas de estudantes interessados, a iniciativa tem reunido lideranças no Brasil inteiro que, com o objetivo de ajudar, criaram espaços de estudo e de aulas virtuais/presenciais em seus municípios e estados. O movimento já envolveu 14 estados brasileiros. No DF, já chegou ao Gama, Santa Maria, Brazlândia, Ceilândia, Taguatinga, Recanto das Emas, Planaltina e Samambaia.

“É a partir desse movimento que estamos tendo a oportunidade de rodar o Brasil e contribuir para a formação da juventude brasileira. Já passamos em Goiânia-GO, Valparaíso-GO, Recife-PE, Belo Horizonte-MG, Rio Branco-AC, São Luís-MA, São Paulo-SP e Boa Vista-RO”, diz o professor de biologia do projeto Robson Nascimento. Em Pernambuco, o coordenador Túlio Gadelha chama muita a atenção por ser o namorado da apresentadora da TV Globo Fátima Bernardes. “Mas ele já estava antes no projeto e é muito competente”, atesta Reginaldo Veras, que o recebeu em seu gabinete na quarta-feira (21).

Deixe um comentário

Rolar para cima