Com uma população de 25 mil habitantes, dos quais quase a metade está apta a exercer o voto, a Região Administrativa do Park Way possui apenas um local de votação, na Vargem Bonita. Mas os eleitores do setor poderão ganhar novos locais de votação.
Atualmente, a grande maioria vota no Núcleo Bandeirante, e isso traz problemas. A superlotação das seções eleitorais impede a participação de toda a comunidade, quando ocorrem, por exemplo, eleições para entidades como o Conselho Tutelar.
Nesse caso, apenas os inscritos na seção eleitoral da Vargem Bonita exercem o direito de voto. Para corrigir essa distorção, o Tribunal Regional Eleitoral estuda pleito da Associação de Moradores do Park Way (ACPW) e pela Associação Amigos do Córrego do Mato Seco (Amac-Park Way).
O pleito não implica na criação de uma nova zona eleitoral. A RA XXIV continuará com seus eleitores cadastrados na 10ª Zona Eleitoral, que abrange o Núcleo Bandeirante, Divinéia, Metropolitana, Vila Cauhy, Candangolândia, Riacho Fundo I e II e o Combinado Agrourbano de Brasília – CAUB.
O próprio TRE avalia que uma melhor redistribuição pode trazer mais agilidade e conforto aos eleitores. As entidades entendem que contar com seções eleitorais no bairro fortalece o sentimento de cidadania e fomenta o sentimento de pertencimento ao local.
“A inexistência de mais locais de votação no próprio Park Way dificulta a consolidação da RA como cidade, obstruindo debates de temas como a constituição dos Conselhos de Educação e de Saúde, previstos na Lei Orgânica do DF”, justificam em ofício as duas associações.
“Essa inexistência de seções próprias traz, ainda, a dificuldade da construção de uma cidadania voltada aos valores e demandas locais. Exercendo o voto alhures, o eleitor do Park Way perde os vínculos com os temas comunitários locais”, completa o documento.
TRE avalia demanda
A demanda está sendo estudada pelo TRE. Mas, caso aceita, não implicará numa migração automática dos eleitores para as novas seções. Isso se daria, segundo o presidente do Tribunal, Roberval Belinati, gradativamente e atendendo à solicitação de cada eleitor. Os novos eleitores teriam a oportunidade de escolher uma seção mais perto de casa.
Como sugestão de potenciais locais, as entidades comunitárias apontaram sedes de equipamentos públicos, distritais e federais capazes de abrigar novas seções de votação. Dentre elas, a Casa de Niemeyer (vinculada à UnB), na Quadra 26; a Faculdade da Paz e a Escola Classe Ipê, ambas instaladas na Granja Modelo do Ipê, nas proximidades da Quadra 8; o Caic JK, na Quadra 6; e o Museu do Catetinho, na 27.