O Governo do Distrito Federal e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinam o Termo de Cooperação Técnica que proporcionará a realização de atividades artísticas, culturais e educativas em equipamentos públicos de Saúde do DF.
- Advertisement -
A etapa inicial do projeto, coordenado pela Casa Civil do DF, pelas secretarias de Saúde e de Cultura, e pela Fiocruz, terá duração de três meses e será realizada no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), no Centro de Atenção Psicossocial de Taguatinga (Caps II), no Centro de Saúde nº 1 de Planaltina e na Fiocruz Brasília.
Representante da Secretaria de Saúde no Comitê Gestor do Circuito da Rede Saúde e Cultura, o servidor Vittor Ibanes, explica que se trata de um projeto-piloto. \”Ao final da primeira edição, outras unidades serão contempladas.\”
\”A cultura também promove a saúde. Temos que pensar na saúde do trabalhador, na humanização do atendimento e no paciente\”, afirmou Ana Schramm, uma das responsáveis pelo projeto na Fiocruz Brasília.
CIDADES – O primeiro mês do Circuito tem como foco os servidores e profissionais da Saúde. Nos outros meses, as atividades serão voltadas para os pacientes e o público em geral.
- Advertisement -
Em fevereiro, as atividades preveem uma apresentação musical no refeitório do Hospital de Ceilândia, uma oficina de teatro no Caps II e na Fiocruz Brasília, e leitura de cordel no Centro de Saúde nº 1 de Planaltina.
A programação do Circuito será divulgada na segunda quinzena do mês anterior à Ocupação, com os locais de realização. Outras cidades do Distrito Federal receberão o projeto, após o final da primeira etapa.
FAC – As apresentações artísticas selecionadas para o \”Circuito de Ocupação Cultural para Saúde\” integram as contrapartidas previstas no Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Todo artista com projetos aprovados e realizados pelo FAC precisa dar uma contrapartida em apresentações culturais e oficinas para a Secretaria de Cultura, correspondente a 10% do valor total do projeto.