Muito se discute sobre uma dieta rica em proteínas para garantir nutrientes para a síntese proteica, principalmente entre os adeptos da musculação, treino funcional ou crossfit. Realmente, uma alimentação hiperproteica é necessária para quem faz esse tipo de exercício contra-resistência, para que se alcance o resultado esperado com o treino. Mas será que isso é suficiente?
- Advertisement -
O perfil hormonal para quem quer ganhar músculo precisa ser favorável e pra isso alguns passos devem ser seguidos: 1. Treino contra-resistência; 2. Dieta equilibrada; 3. Dormir bem. Então, mesmo que você treine e tome seu suplemento de proteína, se você não descansar, ou seja, não dormir bem, tudo vai por água abaixo.
Noites mal dormidas, excesso de treinamento ou estresse psicológico, podem levar a aumentar os níveis basais de cortisol. Esse é um hormônio que estimula a degradação das proteínas no músculo para fornecer substrato para o fígado quando temos pouca energia. Também estimula a degradação de tecido adiposo, mas de forma mais discreta, com papel importante quando em quantidades excessivas na perda de músculo.
O próprio exercício previne o estresse crônico, pois o organismo fica menos responsivo ao estresse. Dormir bem previne o estresse, e claro que comer bem, também. Portanto, siga esses três passos que além de ter mais músculo, força e disposição você também consegue prevenir todas as doenças relacionadas ao estresse.
Leia Mais: