O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, lançam, nesta terça-feira (28), às 10h, o Fórum de Mulheres na Saúde, um espaço permanente de diálogo e construção de políticas públicas voltadas à saúde feminina. O evento ocorre na Sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), no Setor de Embaixadas Norte.
A iniciativa reúne lideranças femininas e representantes de movimentos sociais para discutir temas como saúde sexual e reprodutiva, parto e pós-parto, menopausa, saúde menstrual, saúde mental, violência de gênero e prevenção de cânceres femininos.
Durante o evento, Padilha também vai anunciar novas ações do Programa Dignidade Menstrual, que promove a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para cerca de 24 milhões de pessoas de 10 a 49 anos.
No seu primeiro ano de execução, o programa beneficiou 2,1 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade ou de baixa renda em todo o Brasil, buscando promover a conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual.
Além dos ministros da Saúde e das Mulheres, estão confirmadas as presenças da segunda-dama Lu Alckmin e de personalidades como a empresária Luiza Trajano e a atriz Luiza Brunet.
Serviço
Lançamento do Fórum de Mulheres na Saúde
Data: 28/10/2025 (terça-feira)
Horário: 10h
Local: Sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, Brasília (DF)