Você sabia que a detecção precoce do câncer de mama aumenta significativamente as chances de cura? Para esclarecer dúvidas como esta, conscientizar e alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce desta doença, começou na terça-feira (1º) a campanha Outubro Rosa 2024. A data foi marcada pela apresentação do estudo ‘Mantus: Mulheres negras e câncer de mama triplo negativo: desafios e soluções para o SUS’, desenvolvido no Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O tema escolhido pelo Inca para o Outubro Rosa deste Ano é “Saúde da mulher: Desafios e perspectivas para o controle do câncer”. Anualmente, por meio de diversas ações, mulheres e homens são lembrados da necessidade de estarem atentos a sinais e de realizarem exames regulares.
Os resultados evidenciam que, embora a taxa mediana de incidência da doença seja maior entre mulheres brancas, as mulheres negras recebem o diagnóstico em estágio mais avançado (60,1% em relação a 50,6%) e têm uma taxa de mortalidade 3,83 vezes maior. Os dados são do Núcleo e Estudos em Saúde Pública (Nesp) da Universidade de Brasília (UnB).
De acordo com o Inca, para este ano, o câncer de mama tem tudo para continuar como o tipo mais incidente entre as brasileiras. A previsão é de que ocorram 73.610 novos casos da doença no Brasil. A estimativa de risco é de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Apenas cerca de 1% dos casos ocorrem em homens.
O melhor remédio – Secretária de Mulheres do Sindicato dos Bancários de Brasília, Zezé Furtado destaca que outubro é um mês referencial para as mulheres do mundo inteiro. Por isso, é fundamental que a sociedade como um todo se atente para a importância dos exames periódicos.
“A prevenção é o melhor remédio. E é de grande importância a educação da mulher para o reconhecimento dos sintomas do câncer de mama e também que ela seja orientada a procurar imediatamente os serviços de saúde quando observar alguma alteração suspeita”.
Câncer do colo do útero – O câncer do colo do útero é a terceira neoplasia mais frequente em mulheres no Brasil. A maior incidência e mortalidade ocorre nas regiões menos desenvolvidas do País, em especial o Norte, a mais atingida pelas grandes desigualdades regionais. A principal forma de prevenção é a vacinação contra o HPV. A recomendação atual é de dose única para meninas e meninos com idade de 9 a 14 anos.
‘Quem tem peito tem direito!‘ – O slogan comemorativo dos 20 anos do Outubro Rosa – ‘Quem tem peito tem direito!’ – ainda continua valendo. O movimento internacional surgido na década de 1990 tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, o câncer do colo do útero, contribuindo para a redução da mortalidade.
Saiba+
O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. É por esse motivo que durante esse mês, as fachadas de diversas instituições públicas recebem iluminação rosa.