É possível Deus deixar de ser uma crença e tornar-se realidade? Sim, acham budistas, zen-budistas, hinduístas. Isto se dá pela iluminação. Segundo Vivekananda, discípulo de Ramakrishna, você medita até parar os pensamentos. Quando param, você se desprende do corpo, se expande pelo Universo e se integra ao Criador. Isto é iluminação.
Diz-se que Ramakrishna, Vivekananda, Lahri, Krishna, Buda e Jesus eram iluminados. Se é possível, por que tão poucos se iluminam? Porque poucos fazem meditação e os poucos que fazem se deixam levar pelo ego na forma de ambição e desejo de fama. Quanto mais ego, mais distância da iluminação, de Deus.
O médium Waldo Vieira, durante muitos anos parceiro de Chico Xavier, desenvolveu a técnica da projeção astral, que os espíritas chamam de desdobramento, para que a pessoa possa acessar e viajar pela outra dimensão.
A projeção astral é a antevéspera da iluminação. Comece por você, pela autoconfiança. Depois, aprofunde-se na natureza e estude as relações entre os seres vivos e você se encantará. O encantamento é o estímulo para lhe levar ao Criador.
Mestre Osho, que se dizia iluminado desde os 19 anos, deu a receita. “O primeiro passo em direção a Deus ou ao amor é: esteja aqui e agora, porque o amor só é possível no presente. O segundo é: liberte-se dos sentimentos negativos, porque muitas pessoas pensam que amam, mas seu amor está contaminado por ciúme, possessividade, medo.
“O terceiro passo é: compartilhe, mas compartilhe coisas boas, positivas. Isso fará seu amor fluir como um rio que nasce em seu coração. O amor é uma fragrância a ser compartilhada, irradiada. E o quarto é: seja nada, um ninguém. Ser um ninguém é a fonte de tudo. Nada significa o Nirvana, Deus.
“Seja nada, e sendo nada, você terá chegado em casa. Somente quando você está vazio de você, há amor, Deus. Quando você está cheio de ego não é possível amar. Torne-se uma criança. Só o coração de uma criança pode bater às portas do Divino”.