Os avanços do Brasil em 12 anos da gestão PT

bsbcapitalPor ,21/09/2014 às 21:17, Atualizado em 21/09/2014 às 21:17

Chico Vigilante (*)   Ganhamos o governo federal em 2002, e o presidente Luis Inácio Lula da Silva tomou posse no dia primeiro de janeiro de 2003. Muito se fala da gestão PT nestes 12 anos, mas a verdade é que o Brasil mudou para melhor. Nos governos do PT – oito anos da gestão …

Os avanços do Brasil em 12 anos da gestão PT Leia mais »

Chico Vigilante (*)

 

Ganhamos o governo federal em 2002, e o presidente Luis Inácio Lula da Silva tomou posse no dia primeiro de janeiro de 2003. Muito se fala da gestão PT nestes 12 anos, mas a verdade é que o Brasil mudou para melhor. Nos governos do PT – oito anos da gestão Lula e quatro da presidenta Dilma Rousseff – o País obteve avanços e conquistas na Saúde, na Educação, na economia e na infraestrutura. Mas, sem dúvida, a verdadeira revolução social que fizemos neste período será o maior dos legados. Uma revolução silenciosa que é acompanhada pelo mundo todo.

Tratamos para que o combate à desigualdade social fosse uma política de Estado e não mais uma ação emergencial, como era feito nos governos anteriores. O presidente Lula e a presidenta Dilma priorizaram a educação, a saúde e a habitação para todos, a retomada dos investimentos públicos em infraestrutura e a competitividade da economia.   Outro grande resultado disso é que o Brasil  se impôs perante o mundo e já se coloca como um país em desenvolvimento e que cresce de maneira firme, segura e, principalmente, com distribuição de renda.

É só verificar que nós conseguimos tirar 40 milhões de brasileiros da linha da pobreza absoluta e outros 30 milhões de pessoas foram colocadas na classe média. Mantivemos a inflação controlada e  fizemos grandes investimentos em infraestrutura, como a transposição das águas do rio São Francisco. Recuperamos todas as rodovias federais e estamos construindo outras. Estamos entregando obras que são fundamentais para o desenvolvimento do país, como a Ferrovia Norte/Sul.

No campo da geração da energia também tivemos mudanças importantes. Fizemos a interligação energética do Nordeste com o Sudeste; construímos hidrelétricas, recuperamos a Petrobrás, pois até então a empresa operava no vermelho. Pesquisamos e iniciamos a exploração do pré-sal, e hoje a empresa é a sexta maior petrolífera do mundo.   Em poucos anos o país será o maior produtor de petróleo do mundo e com a destinação certa dos royalties do petróleo para a educação e para a saúde.

No futuro, as pessoas também se lembrarão das conquistas na educação, pois criamos universidades e escolas técnicas. Criamos o Pronatec, de formação técnica, o ProUni e o Ciência Sem Fronteiras. São avanços como nunca aconteceu na história moderna do mundo.  O mais importante disso é que fizemos uma verdadeira revolução silenciosa e sem dar um tiro.

Portanto é isso que anima a gente a continuar trabalhando para que o PT continue administrando o Brasil.

(*) Deputado distrital 

Deixe um comentário

Rolar para cima