Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Geral, Justiça, Política

Os ataques de Musk à democracia brasileira

  • Orlando Pontes
  • 13/04/2024
  • 07:00

Compartilhe:

Foto: reprodução/X

O bilionário sul-africano Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), reiterou seu desprezo pelo Brasil e pelas leis que regem o País ao voltar a atacar o Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro Alexandre de Moraes, além de reacender a discussão sobre a legitimidade da vitória do presidente Lula na eleição de 2022.

Rede social X (antigo Twitter)

A rusga começou no fim de semana, quando Musk fez uma série de postagens atacando Moraes. Inicialmente, ele questionou o motivo de “tanta censura no Brasil” e publicou, no domingo (7), em seu perfil na rede social, que estaria “levantando restrições” de sua plataforma, impostas por decisões judiciais. Também defendeu que o magistrado deveria renunciar ou sofrer impeachment.

Horas depois, reabilitou com direito a selo dourado (indicando que a conta é oficial de empresa, por meio das organizações verificadas do X), o perfil de Allan do Santos, militante de extrema direita envolvido no processo das milícias digitais (que Moraes é relator), foragido da polícia e incluído na lista de procurados da Interpol.

Alexandre de Moraes – Foto: Rosinei Coutinho/STF

Após essas manifestações de Musk, Alexandre de Moraes exarou uma decisão incluindo o bilionário como investigado no inquérito que apura as milícias digitais antidemocráticas e seu financiamento. Para o ministro, a medida se justifica pela “dolosa instrumentalização criminosa” da rede, em conexão com os fatos investigados nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos.

Moraes ainda determinou que o X deve se abster de desobedecer qualquer ordem judicial já proferida pelo STF ou pelo TSE, e também de realizar qualquer reativação de perfil cujo bloqueio foi determinado pelo STF, sob pena de multa diária de R$ 100 mil por perfil.

Certamente por ter acompanhado a repercussão das suas falas anteriores entre os opositores ao governo, em especial os bolsonaristas, em uma das publicações o bilionário chamou Moraes de “ditador brutal”, e o acusou de interferir na última eleição presidencial. Disse que o ministro tem o presidente Lula “na coleira”.

Musk ainda ameaçou fechar o escritório da rede social no Brasil. Em busca de palco, desafiou o Supremo, descumprindo no X as decisões da Justiça brasileira. Durante as eleições de 2022, posicionou-se claramente a favor da candidatura de Jair Bolsonaro.

Apesar de reiterar em suas postagens que sua desobediência é “em defesa da democracia e da liberdade de expressão”, na realidade Musk não é, nem nunca foi, um democrata. Tanto, que apoiou abertamente o golpe de estado contra o presidente boliviano Evo Morales, por ter interesse em explorar o lítio boliviano, matéria-prima para as baterias de seus automóveis Tesla fabricados na China.

Musk não defende a liberdade de expressão. Se essa bandeira fosse do seu agrado, ele teria desafiado a China de Xi Jinping, algo que ele nunca fez. Porém, ele gosta de holofotes, e diante do cenário político tumultuado no Brasil, resolveu declarar publicamente seu desapreço ao estado democrático de direito, onde ordem judicial não se discute, se cumpre.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Orlando Pontes

Orlando Pontes

Colunas

Orlando Pontes

Vídeo: Leila é vaiada no Torneio Arimateia

Caroline Romeiro

EUA redescobrem o óbvio: comida de verdade no centro do prato

José Matos

Inveja. Livre-se dela

Júlio Miragaya

Venezuela e Cuba, Maduro e Castro

Tesandro Vilela

SUS aposta em IA para modernizar saúde pública

Júlio Pontes

Renan Santos seria o Pablo Marçal em 2026?

Últimas Notícias

Agente Secreto a caminho do Oscar

13 de janeiro de 2026

Sindicato participa da celebração dos 165 anos da Caixa

13 de janeiro de 2026

Celina entrega novos equipamentos para a saúde

13 de janeiro de 2026

BTS fará três shows no Brasil em 2026

13 de janeiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.