- Advertisement -
A oposição venezuelana derrotou o chavismo e conquistou a maioria do Legislativo nas eleições de domingo, pela primeira vez em 16 anos, num forte golpe contra o presidente Nicolás Maduro e a revolução bolivariana. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou na madrugada desta segunda-feira que a coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) ganhou, pelo menos, 99 assentos contra 46 do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), de um total de 167 vagas. Com 96,03% das urnas apuradas, a oposição tem apenas uma maioria simples. Ainda há 22 posições a definir. A oposição precisa de mais uma vaga para obter 3/5 do parlamento e 12 para obter 2/3 das posições no Legislativo.
— Vendo esses resultados viemos com a nossa moral, nossa ética, reconhecer estes resultados adversos, aceitá-los e dizer à nossa Venezuela que triunfou a Constituição e democracia — disse Maduro em um discurso televisionado. — Venceu uma contra-revolução, que impôs seu cenário, sua guerra.
O secretário-executivo da coalizão opositora, Jesús Torrealba, declarou após a vitória que as eleição são o começo de um novo ciclo na política venezuelana e que há motivos para comemorar, segundo o \”El Nacional\”. Ele elogiou o trabalho das forças armadas no decorrer do dia eleitoral.