O Departamento de Trânsito do DF, com apoio da Polícia Militar, realizou na noite desta quarta-feira (21/08) mais uma edição da Operação Sossego em Águas Claras e no Areal. Cerca de 230 motociclistas foram abordados e 98 autuados: 22 por dirigir veículo com escapamento irregular, 17 por não possuírem habilitação, 10 com a CNH vencida há mais de 30 dias, 5 por dirigir veículo após o consumo de álcool e 44 por infrações diversas. No final da operação, 16 motos foram recolhidas pela fiscalização e levadas para o depósito.
Guilherme Batista é motoboy. Perguntado sobre por quê alguns modificam o escapamento, ele responde: “Eu nunca fiz isso. A galera que faz fala que é por medo de andar no corredor, que tem muito motorista mexendo no celular e acaba dando aquela jogadinha pro lado, com o carro”.
O foco da Operação Sossego é retirar de circulação as motocicletas com algum tipo de irregularidade sonora, tais como descarga livre e silenciador de motor de explosão com defeito, etc. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com o escapamento irregular é infração grave e a punição acarreta cinco pontos na carteira, multa de R$ 195,23 e apreensão do veículo, até que seja regularizado.
O coordenador de trânsito da região Oeste, Wesley Cavalcante, estava a frente dos trabalhos nesta quarta e explica que a operação teve início em 2019, quando ganharam proporção as reclamações acerca deste tipo de ruído no DF. “Aos motociclistas, recomendamos que eles sigam a legislação de trânsito, que possam andar da forma correta, que não andem com escapamento alterado que tanto incomoda a sociedade, e que sigam as leis de trânsito para garantir a segurança viária e a própria integridade deles”, orienta Cavalcante.